Como funcionam os webhooks?

Um webhook é uma maneira automática de enviar informações entre sistemas quando certos eventos acontecem. Todos os webhooks usam HTTPS e entregam uma carga JSON que pode ser usada pelo seu sistema.

Ao ativar um webhook, ele envia requisições POST para o endereço configurado sempre que o evento ocorrer, com detalhes sobre o que ocorreu. Isso permite que você crie integrações fantásticas.

Você pode usar os eventos de webhooks para fazer coisas como:

  • Disparar um SMS com a senha de acesso para o número de celular do aluno
  • Alimentar seu CRM com a porcentagem de conclusão do aluno em cada curso
  • Avisar seus alunos por email sobre novas aulas cadastradas na plataforma

Para conseguir usar os webhooks da Memberkit, você precisa:

  • Acessar a página IntegraçõesDisponíveisWebhooks e depois registrar uma URL de callback. Para testes, recomendamos o uso do Mockbin para receber os webhooks.

  • Pronto! Agora você receberá os eventos selecionados.

Retentativas

A Memberkit tentará enviar notificações até 8 vezes se o seu sistema estiver inacessível ou responder com um código HTTP diferente de 2XX. Essas tentativas serão feitas ao longo de 48 horas. Se não tiver sucesso, a Memberkit descarta a solicitação, e será necessário enviá-la manualmente.

As notificações podem chegar ao seu servidor em uma ordem diferente da original. Por isso, recomendamos consultar a API quando receber o webhook para garantir que as informações estão atualizadas.

É uma boa prática armazenar o conteúdo do webhook antes de processá-lo, pois não é possível reenviá-lo após seu sistema responder com um código HTTP 2XX.