Importação de membros

A migração de alunos para sua área na MemberKit é muito simples. Prepare uma planilha com as seguintes colunas: nome e email. Depois importe na área de membros, selecionando o conteúdo a ser liberado. No formulário de importação, você pode marcar a opção de enviar o email com login e senha para seus alunos.

Se você fizer múltiplas importações deixando a opção de envio de login ativada, então duas senhas serão geradas. Ou seja, seu aluno receberá dois emails, mas apenas o último será válido, o que é indesejável.

Caso tenha uma base de alunos com acesso a vários cursos, recomendamos que crie um conteúdo curinga de boas vindas a que todos os alunos terão acesso. Você pode fazer uma última importação neste conteúdo com a opção de envio de login ativada. Assim, resolvendo o problema de emails duplicados.

Além das duas colunas obrigatórias mencionadas, você pode especificar mais duas colunas, uma para data de expiração e outra para data de matrícula. Use o formato de data dd/mm/aaaa em ambas colunas. A partir do momento que você adicionar essas duas colunas, todas as linhas da planilha deverão estar preenchidas.

A coluna data de expiração define a data limite de acesso ao conteúdo e é muito útil para entrega de um produto de recorrência ou outro produto digital com prazo de validade.

A coluna data de matrícula sobrescreve a data de entrada no sistema. Esta data é utilizada como critério nas regras de agendamento de conteúdo. Se você sobrescrevê-la, não há como voltar atrás.

A planilha deverá ser importada no formato CSV (arquivo separado por ponto e vírgula) com as colunas nome e email preenchidas. Opcionalmente, você pode adicionar as outras duas colunas para sobrescrever as datas de acesso.

Use a primeira linha do arquivo como cabeçalho para as colunas. Emails inválidos serão ignorados, portanto faça uma dupla checagem. Um detalhe importante é que o nome das colunas deverá ser exatamente o nome que estão em negrito no texto.

A funcionalidade de importação também pode ser usada para liberação de conteúdo em massa para sua lista de alunos. Nenhum cadastro será duplicado desde que o endereço de email usado seja o mesmo.

Perguntas Frequentes

Qual é a diferença entre “importar em massa” e “atualizar em massa”

Através do menu “Membros”, clicando nos três pontinhos da lateral superior direita, é possível realizar algumas ações, entre elas:

IMPORTAR EM MASSA:

Você pode utilizar essa opção para matricular, migrar ou adicionar em massa novos membros na plataforma.

Para os alunos já cadastrados na área de membros, essa função pode ser utilizada para atualizar ou adicionar alguma informação nas contas dos alunos, como: adicionar (matricular) o aluno em um novo curso, turma ou assinatura. Também é possível inserir ou atualizar os campos telefone, CPF/CNPJ, data de expiração e data de matrícula.

Lembrando que a importação em massa somente é realizada através da criação de uma planilha, salva no formato CSV (separada por vírgulas) com os campos dos dados que deseja adicionar ou atualizar dos alunos.

ATUALIZAR EM MASSA

Essa opção é para quando você deseja atualizar os “status” do aluno em algum curso, turma, assinatura ou no acesso ilimitado que ele já está matriculado.

Veja que essa ação será realizada apenas para atualizar o status do aluno no conteúdo que ele já está inserido e não para adicionar ele em um novo curso, turma ou assinatura que deve ser feita através da opção descrita acima de “Importar em massa”.

Como adiciono um curso bônus (gratuito) para os meus alunos já cadastrados?

Para adicionar um curso bônus ou novo curso no cadastro do aluno, você deve realizar uma importação em massa conforme o passo a passo a seguir:

  1. Prepare uma planilha usando a primeira linha como cabeçalho para inserir as colunas: Nome e E-mail. Após inserir esses dados de todos os alunos, salve a planilha no formato (tipo de arquivo) CSV.

Obs: Caso esteja criando a planilha no Google Sheets, para salvar clique em: “Arquivo > Fazer download > Valores separados por vírgulas (.csv)”.

  1. Acesse o menu “Membros” na plataforma e clique no botão de “três pontinhos” localizado na lateral superior direita e em seguida na opção “Importar em massa”;

  2. Na opção “Escolher arquivo”, selecione a planilha que criou e logo abaixo escolha o curso que deseja disponibilizar para os seus alunos. Clique em “Iniciar Importação” e aguarde a conclusão.

  3. Pronto! O curso já está ativo para os alunos acessarem.

Obs: Para liberar um curso bônus ou novo curso para alunos que estão matriculados em uma assinatura, basta acessar o menu “Assinaturas” e clicar no ícone (imagem) do “lápis” para editar. Em seguida, ative o curso bônus dentro dessa assinatura e salve no final da página. Assim, todos os alunos que fazem parte dessa assinatura terão o acesso ao curso que acabou de ativar.

Last updated