Tipos de matrículas

Um dos pilares mais importantes da MemberKit são as três modalidades de acesso para liberação de conteúdo: cursos individuais, assinaturas ou acesso ilimitado. Afinal, quando devo utilizar cada uma dessas modalidades?

Cursos individuais: use para entrega de um único produto ou combo de produtos na vitrine.

Assinaturas: use para entrega de um produto de recorrência com novos conteúdos sendo lançados periodicamente na vitrine dos assinantes.

Acesso ilimitado: use para entrega de acesso VIP com permissão liberada em todos os conteúdos atuais e futuros na área de membros.

Evite o uso da modalidade acesso ilimitado pois as chances de você querer restringir o acesso aos conteúdos no futuro são altíssimas. Além disso, não há controle de data de expiração nem opção para desativação em massa. Então, recomendamos que use essa modalidade para seus administradores e colaboradores.

Se você está entregando constantemente novos conteúdos na vitrine dos seus alunos, recomendamos que use a modalidade assinaturas, mesmo que você não venda um produto de recorrência.

Pense nas assinaturas como pacotes dinâmicos de entrega de conteúdo. A qualquer momento, você pode ativar ou desativar um determinado conteúdo sem ter que alterar individualmente o cadastro de cada aluno.

Vamos supor que você tenha 3 planos de assinaturas: ouro, prata e bronze. Cada plano entrega diferentes conteúdos na vitrine do aluno. A modalidade assinaturas atende perfeitamente esse cenário.

Um erro muito comum é confundir plano de assinatura com período de assinatura. Mensal, semestral ou anual são períodos. Não diz respeito ao conteúdo entregue, mas ao intervalo de cobrança. Portanto, não crie assinaturas com nomes de períodos, pois os intervalos não são configuráveis na MemberKit (até porque não processamos pagamentos).

Lembre-se que a MemberKit captura a data de expiração da assinatura do seu cliente automaticamente da plataforma de pagamento integrada. Dessa maneira, conseguimos liberar ou bloquear o acesso conforme o status do último pagamento e data da próxima cobrança.

Agora se você sabe que a entrega do conteúdo não mudará, use a modalidade de cursos individuais. O cliente fez uma compra e receberá tais e tais cursos. Nem mais nem menos conteúdos.

Mas caso você precise liberar um conteúdo bônus de overdelivery, basta importar sua lista de clientes e selecionar o conteúdo a ser liberado. No ato de importação, nenhum cadastro será duplicado e nem os dados de acesso serão enviados novamente. É simples assim.

A diferença entre cursos individuais e assinaturas é que você não precisa ativar individualmente um conteúdo para cada aluno cadastrado (ou via importação em massa), enquanto os níveis de assinaturas são geridos de um único formulário.

Perguntas Frequentes

O que é significa o campo “Trial gratuito” dentro de assinatura?

O campo “Trial gratuito” disponível dentro da assinatura deve ser utilizando para oferecer aos alunos um período de teste sem compromisso.

Você pode determinar até 90 dias para um prazo de teste.

É importante dizer que o mesmo prazo definido neste campo na MemberKit também deve ser configurado na plataforma de pagamento que foi feita a integração.

Também é importante não confundir esse campo dentro de assinatura com o prazo de acesso ao curso.

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